ESCOLINHA DE ARTE DO BRASIL
Rio de Janeiro, 05 de fevereiro de 2021
Moção de Repúdio à
diminuição da carga horária da disciplina Artes
nas últimas séries do Ensino Fundamental das Escolas
Municipais
do Rio de Janeiro
À Secretaria Municipal de Educação
Nós arte-educadores e artistas, amigos da Escolinha de Arte
do Brasil, expomos nossa indignação frente à diminuição da carga horária de
Artes, lembrando do papel fundamental que a Arte desempenha na vida das pessoas, especialmente em
situações como as que vivemos agora.
A arte é o que nos torna
humanos, o que permite que lidemos com as vicissitudes da vida, nos expressando
e compartilhando com o coletivo nossas percepções e elaborações acerca do que
vivemos. Como cunhou Ferreira Gullar, “A arte existe porque a vida não
basta!”. Não basta aos jovens e crianças
a aquisição de conhecimentos se eles não forem capazes de elaborar, sentir,
avaliar, refletir sobre esses conhecimentos. Se eles não forem cidadãos
íntegros, emancipados e críticos. Essa dimensão reflexiva, sensível, perceptiva
e intelectual é enormemente potencializada – como os estudos no campo da
educação e cognição já provaram – pelo exercício artístico, tanto na dimensão
perceptiva, como produtiva, como é proposto pelo ensino da arte nas escolas, em todos os seus
segmentos.
Muito se falou desde o início da pandemia do Covid-19 sobre o
protagonismo da arte na saúde mental das pessoas. O que teria sido de nós, cidadãos do mundo em
2020 sem poder ouvir música, ver filmes, ler livros, etc., etc., etc. Em tempos
de crise, a arte mostra seu protagonismo na vida de todos. E agora, no momento
de acolhimento aos alunos após longo recesso e tantas vivências difíceis, é
hora de escuta dos traumas vividos, e se faz ainda mais significativa a presença
da expressão criadora da arte na escola.
Desta forma, reiteramos que a carga horária desta disciplina
não pode ser diminuída, sem grande prejuízo para os alunos, já tão prejudicados
pelos problemas causados pela pandemia. Uma educação responsável e comprometida
com a saúde mental, física e emocional dos estudantes, não pode compactuar com
esse empobrecimento curricular.
Assinam essa moção:
Arte-Educadores, Artistas e Amigos da Escolinha de Arte do
Brasil
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