quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Fechamento do 1º Ciclo do Grupo de Estudos da Escolinha de Arte do Brasil


Neste encontro foram revisitados os textos lidos desde maio de 2020, quando em meio à pandemia, começamos o Grupo de Estudos. Percebemos no decorrer do processo, que na verdade reabríamos o antigo “Grupo de Estudos – EAB”, citado num dos livros lidos: A Criança e o Museu” – uma publicação da própria Escolinha.

Este encontro marcou também o início de um II Ciclo. Em sua dinâmica experimentamos desenhar durante as falas. O fazer artístico foi embalado pelo ouvir e dizer - pela poesia, e acabou inspirando vivências com o teatro e a dança, espontaneamente orientadas pelos professores Marcelo Sampaio e Ronábio. Assim, tendo a trajetória experimental da Escolinha como referência, demos início à pesquisa que investiga as possibilidades de um fazer artístico coletivo de forma remota, que através da experimentação dos recursos da mídia aponte para a reinvenção de nossas práticas e seja inspirador para a docência de uma educação libertadora no contexto do confinamento. Estiveram presentes neste encontro: - Marcelo Sampaio: Professor de Teatro na Educação, Arteterapeuta, Psicopedagogo e Supervisor Educacional (Instagram e Facebook: Marcelo Sampaio Educador); - Leila Gross: Professora de Artes Visuais; - Liz Carla Brasil Trócilo de Almeida; - Ligia Rocha (Instagram: ligia_rocha_art, e-mail: ligiarzv@gmail.com); - Mario Orlando Favorito: Professor Titular aposentado do CAp da UFRJ - Psicanalista (E-mail: mariofavo@gmail.com); - Ricardo de Sá: Psicólogo, Arte-educador e Ator, especialista em Psicologia Positiva. (Instagram: @ricpaz, e-mail: ricsa01@gmail.com) - Ronábio Lima: Pesquisador, Artista e Professor na área da Dança (Instagram: @ronabiolima); - Patricia Martins: artista e educadora ambiental (Instagram e Facebook: @artepelaterra). Textos citados na live: BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Cadernos de Educação Infantil e de Arte, MEC, 2018, p. 40 a 52 e 191 a 211. CAMARGO, L. “Reflexões sobre Arte-Educação”. In: Arte-Educação: da pré-escola à universidade. São Paulo: Nobel, 1989, p. 11 a 22. DEWEY, J. “Tendo uma Experiência”. In: Arte como Experiência, São Paulo: Martins Fontes, 2010, p.89 a 105. LOWENFELD, V. “De que Maneira Interferimos na Arte da Criança?”. In: A Criança e sua Arte. São Paulo: Mestre Jou, 1977, p. 21 a 38. ______________. “Como Podemos Estimular a Atividade Artística da Criança?”. In: A Criança e sua Arte. São Paulo: Mestre Jou, 1977, p. 39 a 54. ______________; BRITTAIN, W.L.: “O Desenvolvimento de Dois Tipos Criadores” In: Desenvolvimento da Capacidade Criadora. São Paulo: Mestre Jou, 1970, p. 279 a 288. READ, H.: “O Objetivo da Educação”. In: A Educação pela Arte, Lisboa: Edições 70, 1958, p.13 a 26. RODRIGUES, A. ; VARELLA, N. A Criança e o Museu. Rio de Janeiro: Fundação MUDES, 1978.

Nenhum comentário:

Postar um comentário