Por Leila Gross
Rio de Janeiro, 9 de agosto de 2020
A Escolinha de Arte do Brasil, no ano de seu 72º aniversário, reabre em maio de 2020 seu antigo Grupo de Estudos - EAB, cuja proposta é a leitura de livros sobre Arte-Educação, muitos deles de autores que a Escolinha popularizou. Um dos mais importantes foi Herbert Read com o livro A Educação pela Arte, escrito no período do pós-guerra. Seus princípios filosóficos têm como objetivo a promoção da paz através de uma educação humanizadora. Viktor Lowenfeld e John Dewey estão também entre os autores inicialmente elencados, assim como outros mais recentes, como Luiz Camargo, ajudando a pensar os caminhos da Arte-Educação entre nós.
Com base nestas leituras,
o Grupo de Estudos -EAB pretende analisar as possibilidades da Arte-Educação no
cenário da pandemia. Esses livros da década de 1950, que a maioria dos
arte-educadores de hoje não conhece mais, foram escritos em meio à crise
humanitária decorrente da II Guerra Mundial e defendem possíveis contribuições
da arte na educação de uma sociedade mais justa, humana e solidária.
A Escolinha de Arte do Brasil foi criada por Augusto Rodrigues nesse cenário do pós-guerra e a ressignificação da sua história para os dias atuais pode apontar para possibilidades de novas práticas de uma educação libertadora no contexto do confinamento. Como lidar com uma prática educativa mediatizada pela tela de um computador, sem perder de vista a proposta de uma educação criadora? Essas e outras questões movem hoje o Ensino da Arte e são foco das discussões do Grupo de Estudos – EAB, que tem por objetivo preservar a história da Escolinha, buscando em seus referenciais teóricos, repensá-la no momento atual.
A escolha dos textos tem acontecido a partir dos encontros do grupo. De início foi pensado um cronograma previamente estabelecido, mas a dinâmica dos encontros revelou que no decorrer dos debates surgem ideias sobre as próximas leituras, traçando um fio condutor bastante orgânico entre os textos. Desta forma, qualquer participante pode sugerir leituras, inclusive de livros mais recentes que abordem temas da Arte-Educação e áreas afins.
Na intenção de registrar o caminho percorrido e orientar novos integrantes do Grupo de Estudos - EAB, são listados a seguir os textos já lidos com suas respectivas datas. Os encontros acontecem remotamente a cada duas semanas, sempre às terças-feiras às dez horas da manhã.
Textos já lidos:
Dia 19.05.2020
LOWENFELD, V.; BRITTAIN, W.L.: “O Desenvolvimento de Dois Tipos Criadores” In: Desenvolvimento da Capacidade Criadora. São Paulo: Mestre Jou, 1970, p. 279 a 288.
Dia 02.06.2020
READ, H.: “O Objetivo da Educação”. In: A Educação pela Arte, Lisboa: Edições 70, 1958, p.13 a 26.
Dia 16.06.2020
CAMARGO, L. “Reflexões sobre Arte-Educação”. In: Arte-Educação: da pré-escola à universidade. São Paulo: Nobel, 1989, p. 11 a 22.
30.06.2020
DEWEY, J. “Tendo uma Experiência”. In: Arte como Experiência, São Paulo: Martins Fontes, 2010, p.89 a 105.
14.07.2020
Continuação do texto de Dewey.
28.07.2020
Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Educação Infantil” e “Arte”, p. 40 a 52 e 191 a 211.
11.08.2020
LOWENFELD, V. “De que Maneira Interferimos na Arte da Criança?”. In: A Criança e sua Arte. São Paulo: Mestre Jou, 1977, p. 21 a 38.
25.08.2020
______________. “Como Podemos Estimular a Atividade Artística da Criança?”. In: A Criança e sua Arte. São Paulo: Mestre Jou, 1977, p. 39 a 54.
08.09.2020
RODRIGUES, A. & VARELLA, N. A Criança e o Museu. Rio de Janeiro: Fundação MUDES, 1978.
22.09.2020
___________________. A Criança e o Museu. Rio de Janeiro: Fundação MUDES, 1978.
Fechamento do 1º Ciclo do Grupo de Estudos da Escolinha de Arte do Brasil
Por Leila Gross
Rio de Janeiro, 7 de outubro de 2020
Neste encontro foram revisitados os textos lidos desde maio de 2020, quando em meio à pandemia, começamos o Grupo de Estudos. Percebemos no decorrer do processo, que na verdade reabríamos o antigo “Grupo de Estudos – EAB”, citado num dos livros lidos: A Criança e o Museu” – uma publicação da própria Escolinha.
Este encontro marcou também o início de um II Ciclo. Em sua dinâmica experimentamos desenhar durante as falas. O fazer artístico foi embalado pelo ouvir e dizer - pela poesia, e acabou inspirando vivências com o teatro e a dança, espontaneamente orientadas pelos professores Marcelo Sampaio e Ronábio. Assim, tendo a trajetória experimental da Escolinha como referência, demos início à pesquisa que investiga as possibilidades de um fazer artístico coletivo de forma remota, que através da experimentação dos recursos da mídia aponte para a reinvenção de nossas práticas e seja inspirador para a docência de uma educação libertadora no contexto do confinamento. Estiveram presentes neste encontro: - Marcelo Sampaio: Professor de Teatro na Educação, Arteterapeuta, Psicopedagogo e Supervisor Educacional (Instagram e Facebook: Marcelo Sampaio Educador); - Leila Gross: Professora de Artes Visuais; - Liz Carla Brasil Trócilo de Almeida; - Ligia Rocha (Instagram: ligia_rocha_art, e-mail: ligiarzv@gmail.com); - Mario Orlando Favorito: Professor Titular aposentado do CAp da UFRJ - Psicanalista (E-mail: mariofavo@gmail.com); - Ricardo de Sá: Psicólogo, Arte-educador e Ator, especialista em Psicologia Positiva. (Instagram: @ricpaz, e-mail: ricsa01@gmail.com) - Ronábio Lima: Pesquisador, Artista e Professor na área da Dança (Instagram: @ronabiolima); - Patricia Martins: artista e educadora ambiental (Instagram e Facebook: @artepelaterra). Textos citados na live: BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Cadernos de Educação Infantil e de Arte, MEC, 2018, p. 40 a 52 e 191 a 211. CAMARGO, L. “Reflexões sobre Arte-Educação”. In: Arte-Educação: da pré-escola à universidade. São Paulo: Nobel, 1989, p. 11 a 22. DEWEY, J. “Tendo uma Experiência”. In: Arte como Experiência, São Paulo: Martins Fontes, 2010, p.89 a 105. LOWENFELD, V. “De que Maneira Interferimos na Arte da Criança?”. In: A Criança e sua Arte. São Paulo: Mestre Jou, 1977, p. 21 a 38. ______________. “Como Podemos Estimular a Atividade Artística da Criança?”. In: A Criança e sua Arte. São Paulo: Mestre Jou, 1977, p. 39 a 54. ______________; BRITTAIN, W.L.: “O Desenvolvimento de Dois Tipos Criadores” In: Desenvolvimento da Capacidade Criadora. São Paulo: Mestre Jou, 1970, p. 279 a 288. READ, H.: “O Objetivo da Educação”. In: A Educação pela Arte, Lisboa: Edições 70, 1958, p.13 a 26. RODRIGUES, A. ; VARELLA, N. A Criança e o Museu. Rio de Janeiro: Fundação MUDES, 1978.
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